Uma das novas tendências para 2026 é a decoração Biofílica, esse estilo vem alcançando um espaço no mundo da decoração desde o último ano e promete vir para ficar! Sendo um estilo que integra as plantas com seus móveis e decoração em qualquer cômodo, desde a sala de estar com designs mais abertos que se conectam com o jardim até banheiros montados com uma decoração de plantas! Vamos juntos descobrir mais sobre esse estilo de decoração magnífico para seu lar.
Vamos começar pelo significado do nome Biofílica, esse pode ser tanto “amor pela vida" ou “pelos sistemas vivos". Isso porque "bios" vem de vida e "philia" de amor. O significado de Biofílica é muito importante, pois com ele já entendemos as características principais desse estilo decorativo.

A decoração Biofílica não é nada menos que integrar a natureza usando elementos e padrões variados. Na hora de trazer as plantas você pode pensar em diversas maneiras de fazer essa integração, como em jardins de inverno, paredes verdes ou vasos de plantas, além de usar madeira e materiais naturais, aproveitar ao máximo a luz e ventilação natural e até mesmo trazer um pouco da natureza com fontes ou espelhos d’água.

Essa integração pode ser feita para melhorar a sua saúde e bem-estar, ou até mesmo pode ser usada para a criatividade e produtividade em ambientes como o home office, reduzindo o estresse e a fadiga. Além disso, você pode escolher qual é a melhor forma de trazer as plantas no seu lar, podendo ser algo mais sutil ou realmente tornar o lugar como um só.
Essa sensação de transformação que o estilo biofílico pode proporcionar está totalmente ligado ao poder das plantas, muitas plantas comuns podem nos ajudar, seja melhorando a purificação do ar ou ajudando nossa saúde e bem-estar. Além disso, elas possuem benefícios essenciais que nos ajudam a garantir uma melhor qualidade de vida e um lar muito mais harmonioso.

As plantas trazem uma sensação de calma e podem reduzir a ansiedade, elas entregam uma sensação sensorial que envolve todos os nossos sentidos como vistas, sons, cheiros e texturas, ajudando a criar ambientes ricos. As plantas também podem servir como um conforto térmico, principalmente no verão.
Para uma melhor explicação, vamos dividir essas plantas em três grupos, que vão facilitar a escolha e o entendimento e qual planta é ideal para você. Os grupos vão ser: plantas para a purificação do ar, plantas com impacto visual e estrutural e plantas para áreas úmidas. Vamos conferir:
As plantas para purificar o ar são ideais para que seu ambiente fique limpo de toxinas e energias ruins.

Essas são responsáveis por impactar o ambiente com suas folhagens grandes ou tamanhos maiores, trazendo um toque a mais para a decoração Biofílica junto com a composição das plantas para a purificação do ar.

Por fim temos as plantas para as áreas úmidas, essas são ideais para ambientes como o banheiro, onde conseguem se desenvolver de uma melhor forma e ainda trazer o toque biofílico ideal.

Bom, agora que já conhecemos algumas das plantas que você pode usar no seu lar, vamos pensar em maneiras que você pode dispor delas. Uma grande dica para os cômodos pequenos são as paredes verdes ou jardins verticais. Esse modelo de disposição é uma forma perfeita de integrar a natureza com sua casa, com benefícios como uma melhor purificação e redução do estresse, além de dar o toque moderno ideal.

O jardim vertical pode ser feito em salas, escritórios, corredores e varandas, usando diversas composições de plantas. Para esse estilo é ideal considerar a manutenção, principalmente se você pretende fazer um jardim que ocupe a parede toda, soluções como irrigação automática e optar por plantas que não precisam de sol são uma opção. Sendo uma boa opção a se considerar na escolha da disposição.
O primeiro passo é escolher um canto do cômodo que consiga se conectar com a natureza, seja através de uma composição de decoração ou aproveitando janelas grandes, que tenham vista da natureza, e que você ainda possa usar luz e ventilação natural. Escolha plantas que consigam compor esse ambiente e sejam ideais para esse espaço, normalmente plantas de grande impacto podem combinar perfeitamente. E se você usar o jardim vertical e o canto verde no mesmo cômodo, lembre-se de unir esses dois através de uma composição harmônica, usando materiais naturais que ajudam a trazer mais ainda do estilo biofílico.

Um dos fatores que realmente não se pode errar são os recipientes, onde cada planta precisa de um modelo diferente. Uma das primeiras regras é para a troca de vaso – caso sua planta esteja em um vaso e você vá trocar –, o recipiente novo deve ser 2 a 5 centímetros maior que o vaso atual para as plantas pequenas, já para as plantas grandes essa diferença deve ser de 5 a 15 centímetros. O tamanho da raiz também deve ser considerado, um exemplo é a samambaia que possui raízes profundas e o melhor vaso são os profundos, enquanto para suculentas os vasos rasos são melhores, já que suas raízes são rasteiras.

Outro ponto que possui uma grande influência é o material do vaso. Os vasos de barro ou cerâmica são mais porosos, permitem que a água saia pelas paredes, ideias para plantas que gostam de solo seco. Já os vasos de plástico são ideais para reter a umidade, perfeitos para plantas tropicais que precisam de solo úmido. Vasos de cimento são perfeitos para plantas grandes e em áreas externas. A lição é a seguinte: vasos que drenam a água são para plantas secas e vasos que retêm a umidade são ideais para plantas úmidas.
Agora que você já sabe o que é o estilo de decoração Biofílico, suas características, motivos para ter no lar, melhores plantas e disposição, você está preparado para colocar todas as dicas em prática e sem erros, com nossas dicas de como evitá-los na sua decoração! Usando não só as plantas mas também os móveis de material natural para trazer os pontos essenciais dessa decoração na sua casa.

Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.